Conheça mais sobre nossa história e nossos processos de produção.
Tudo começou no início dos anos 90, com a abertura da Jazida de Guapirama, pelo então governador Álvaro Dias, com propósito de fornecer calcário a baixo custo aos produtores do Paraná. O empreendimento era gerido pela MINEROPAR, CODAPAR e com apoio das Emater Regionais.
Ainda nos anos 90, as atividades foram suspensas devido à mudança de governo, e retomadas em 2009, quando foi adquirida pelo atual gestor, Pedro Ferreira, que buscou apoio da Fundação Unesp de Botucatu, em São Paulo, com os pesquisadores Carlos Alexandre Crusciol, Heitor Cantarella, José Quaggio e Godofredo Vitti. Eles publicaram um trabalho científico sobre “Eficiência de calcário sedimentar, com diferentes granulometrias na correção do solo” publicado pela Communications in Soil Science and Plant Analysis, buscando embasamento técnico- científico, para posicionamento de mercado.
Com resultados técnicos favoráveis, por ter formação sedimentar, facilitando aplicação sem derivas, tendo uma reatividade rápida e grande poder residual do corretivo de acidez, desenvolveu também, novos produtos devido sua origem notável das rochas sedimentares é a de ordem química, quando minerais salinos originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como a calcita, a dolomita e outras.
Há também processos orgânicos na formação das rochas, quando restos de animais acumulam-se em ambiente de grande pressão, fazendo com que esses restos solidifiquem-se tal qual acontece com os sedimentos. Assim, surgem rochas como o calcário.
Com base na formação das rochas, de origens, oriundas de restos de animais tambem são chamadas de rochas calcárias orgânicas. Calcário, rochas de origem orgânica tambem são utilizadas na fabricação de gesso, adubo e outros materiais.
Com sua Jazida propria passou a fabricar insumos com fertilizante mineral misto (Cal-gesso Ca+Mg+S) e compostos orgânicos.
Nossa meta é produzir insumos de qualidade, com capacidade de suprir elementos minerais para o solo, em quantidades e proporções adequadas de nutrientes para o crescimento e produtividade das plantas.
Hoje o calcário Guapirama fornece esses insumos agrícolas para todo estado do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com produção diária acima de duas mil toneladas. Os equipamentos utilizados são parte fundamental para chegar a esses números. Diariamente procuramos a excelência para atender o mercado de acordo com a evolução técnica exigida.
Com parques industriais gigantescos da Mineração Guapirama no estado do Paraná, através de suas jazidas de Rochas Sedimentares, e suas localizações estratégicas, produzindo mais de cinco mil toneladas por dia, análises dos produtos extraídos feitas em laboratório próprio, controlando e assegurando a qualidade dos produtos e com detonações de acordo com a demanda, tornamos- nos um dos maiores produtores de corretivo de acidez do setor.